NA CONTRAMÃO

NA CONTRAMÃO

Os brasileiros foram às ruas. Os brasileiros estão nas ruas. Ainda que um pouco sem jeito, carregando muitos perdidos que lutam “contra tudo isso que está aí”, mas o fato é que uma quantidade expressiva de brasileiros saiu de casa e passou a dar vários recados à nação.
A quantidade de recados ou falta de clareza de alguns deles pode prejudicar o desempenho dos receptores, no entanto, resultados começam a brotar das casas dos poderes, executivos, legislativos e até do judiciário que, como todos sabem, não gosta de celeridade no desempenho de suas funções.
Em poucos dias, chefes de poderes executivos conversaram entre si, reduziram tarifas de transportes e tentam adequar suas agendas para a pauta que chega das ruas.
O poder legislativo derrubou a endiabrada PEC 37, que entrou na pauta popular depois de uma investida muito bem executada pelos membros do Ministério Público de todo país. Cá para nós, quando as pessoas decidiram saltar das redes sociais para às ruas, ninguém falava em PEC 37 além dos representantes das carreiras policiais e dos próprios representantes do Ministério Público.
Para um movimento que foi criticado por não saber o que pedir, nada melhor do que se agarrar contra uma PEC. E deu certo. Deputados que davam toda pinta de que iriam aprovar a PEC fizeram sua derrubada com 430 votos e comemoraram como se eles é que estivessem nas ruas. Apenas nove corajosos ou desavisados votaram a favor, mas isso é assunto para outro parágrafo. Pois bem.
O mesmo legislativo que dias atrás rejeitou a proposta da Presidente Dilma de destinar 100% dos royalties do petróleo para educação, agora diz que a distribuição é fundamental não só para a educação que ficou com 75%, mas também a saúde precisa ser beneficiada e levará 25% dessa riqueza.
Corrupção rapidamente foi votada para se tornar um crime hediondo, os votos em plenário parecem finalmente caminharem para transparência e o debate de reforma política, que recentemente foi dado como enterrado para o ano que vem, volta com força máxima e agora todos dizem que é preciso aprovar para o ano que vem.
O judiciário mandou prender o Deputado Federal Natan Donadon (PMDB-RO), condenado no STF que agora é cobrado para mandar prender outros que estão sendo julgados e para julgar outros tantos que ainda estão na fila.
O saldo certamente é positivo, mesmo com tantos reparos anunciados pelos que dedicam seu tempo em observar a situação, não há como negar que uma agenda positiva está sendo construída.
Enquanto isso em Goiás… Bom, em Goiás o Deputado Federal João Campos (PSDB-GO) foi o único a votar a favor da PEC37, um daqueles nove que reconhecemos no início do texto, mas estar nesta seleta lista é café pequeno para este representante goiano se lembrarmos que ele é o autor do projeto batizado de “Cura Gay” e, certamente, uma dos maiores absurdos já discutidos no Congresso Nacional.
Preparando o pensamento para as eleições de 2014, mas sem esquecer 2012, é importante destacar que o Deputado João Campos foi pré candidato a Prefeito de Goiânia, muitos diziam que ele era a melhor opção para nosso município a lamentam até hoje que ele não tenha disputado as eleições.
O Deputado Federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) também tem uma agenda diferente da agenda que caminha pelas avenidas. Ele prefere focar na apreciação do pedido que fez para Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, o de suspender por tempo indeterminado o processo que investiga a sua ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Essa votação foi adiada ontem, mas Leréia seguirá firme na busca de seus objetivos “representando” o povo goiano.
Aproveitando o ensejo de falar na figura de Carlinhos Cachoeira, também merece destaque mais um fato da agenda goiana. O bicheiro andou bravo uns dia atrás e chegou a publicar um artigo em jornal fazendo diversas ameaças aos seus amigos pouco leais que ocupam o Governo do Estado e que num gesto rasteiro chamaram sua mulher de “penetra” em um evento beneficente.
Nas ruas, o povo, que é sempre mais original, entendeu que uma briga envolvendo o bicheiro, sua mulher e o Governo do Estado, só podia ser um problema de “penetração”. Pois bem.
Hoje o Governador Marconi Perillo deve esperar que este assunto de penetração esteja encerrado, uma vez que nomeou para chefia de gabinete de apoio ao legislativo municipal, o senhor Santana Gomes, ex vereador de Goiânia, conhecido entre os colegas de legislatura como líder da bancada do Cachoeira. Santana, flagrado em diversas ligações com bicheiro, dentre elas, uma que explica como sobreviveu até hoje no mundo do crime, vai receber R$ 12.000,00 pelo cargo e sua principal função é promover articulação política do Governo com a Câmara de Goiânia.
Ponto para o bicheiro que demonstrou que quem penetra por último, penetra melhor.
Na agenda do Governador têm ainda a inauguração, hoje a tarde, da reforma da Rodovia dos Romeiros, por onde nos próximos dias passarão mais de 2 milhões de fiéis que participarão da festa de Trindade em devoção ao Divino Pai Eterno.
Além do encontro sagrado, os romeiros encontrarão com nova iluminação caracterizada com a cor azul, preferida do nosso líder, sem falar em 20 outdoors que, diferentemente dos painéis via Sacra, contam uma história só de alegrias e vitórias alcançadas pelo povo goiano durante o Governo Marconi.
Parece que o estado de Goiás ainda não acordou para o recado das ruas, parece na contramão, parece que estamos em outra agenda, parece que destoamos, parece um universo paralelo, parece, sei lá, Glória Pires.

Um comentário em “NA CONTRAMÃO

  1. fagnerbites disse:

    Olá Comandante Romero Arruda!
    Parabéns por mais uma sábia reflexão sobre este momento ímpar que vivemos!
    Ah! Um detalhe, a propaganda eleitoral extemporânea do Governador Marconi do PSDB na Rodovia do Romeiros contabiliza mais de 50! outdoors! Contados um-a-um…
    Abraços, Fagner Bites.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s