EXAGERADO

Pinoquio

 

Há que se preocupar com as estratégias comerciais adotadas para fazer o consumidor acreditar na qualidade e no potencial dos produtos. De forma generalizada o que ocorre são mentiras, cada vez mais cabeludas, para dizer e afirmar tudo que o produto não é, mas que você precisa acreditar que seja para comprar.

Sendo generalizado, sugiro que as organizações comerciais façam reuniões em salas escuras, escondidas nas madrugadas e comecem sua autocrítica, iniciem o processo de retorno para realidade terrestre pois, o abismo está próximo. Alguns vão dizer que a retórica está exagerada como os anúncios, mas, para estes, o poder dos exemplos há de justificar as preocupações.

Recentemente a Renault lançou um carro chamado KWID, no comercial de TV a atriz fez a maior cara de surpresa quando o ator disse que o carro era compacto: “COMPACTOOOOO??????????? E esse espação todo?”. Quem já viu o carro na rua entendeu que a palavra “compacto” é uma bela saída do pessoal do marketing para o que deveria se chamar “apertado pra caralho”.

Não sei se a  dupla de globais não convenceu, mas o fato é que a RENAULT chamou reforço para ajudar a vender o KWID. Anúncios nas concessionárias e em alguns shoppings trazem o carro exposto com um grande banner do incrível HULK. Se já era difícil colocar o Bruno Galiasso dentro do carro, imaginem o Hulk. O Hulk, que é exagerado também, poderia usar o KWID como separador de dedos na sua sessão de podologia.

Outro dia resolvi contratar o serviço de lavagem de sofá a seco. Fiquei intrigado como se daria tal procedimento, que tipo de máquina e produto poderiam limpar o tecido sem o auxílio luxuoso da água? Confesso que criei até uma expectativa sobre o assunto. Pois bem.

No dia e hora marcados chegou o ARAÚJO, desceu seus apetrechos, conectou alguns cabos, ligou as tomadas e eu ali de olho na engenharia. Meia hora depois meu sofá estava sendo esfregado com um escovão depois de ter sido amplamente molhado com água e sabão. Antes de sair o Araújo ainda deixou uma mensagem: “Deixa essa janela aberta e vê se coloca o ventilador direcionado para o sofá porque do contrário ele vai levar uns 2 dias para secar”.

Outro dia larguei um prato de comida pela metade para não perder uma super promoção de fraldas descartáveis. No tamanho de fraldas que minha filha usa o segredo é nunca pagar mais do que R$ 1 real por unidade. Deixei o prato de lado quando as AMERICANAS anunciaram fraldas com 60% de desconto. Saí roendo uma coxa de frango pelo trânsito na esperança de fazer estoque para o resto do ano comprando fraldas por menos de cinquenta centavos.

Dentro da loja, limpando a gordura do frango com o antebraço, avistei a torre de fraldas PAMPERS. Preço unitário: R$ 0.98 centavos. Perdi meu tempo, meu prato, meu frango e até a minha fé na humanidade.

Eu poderia escrever uma verdadeira enciclopédia de exemplos, poderia ainda falar sobre alguns serviços anunciados por salão de beleza que eu vi minha mulher comprando, mas aí não seria caso de texto, seria caso de polícia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s